quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Aula diferente

Hoje tivemos uma aula diferente. A professora Paula Moita, da oficina MEL, convidou-nos para termos uma aula na sala da oficina, onde podemos trabalhar no quadro interativo. Claro que aceitamos.
Fomos a seguir ao intervalo da manhã e estivemos a aprender o grau comparativo dos adjetivos. Foi muito interessante e todos nós tivemos oportunidade de mexer no quadro. Ouvimos a explicação que nos foi dada com o acompanhamento das imagens, comparamos tamanhos, experimentamos com adjetivos diferentes, complementamos a aprendizagem com exemplos duma aula da Escola Virtual e ainda elaboramos uma ficha escrita igual à que preparamos no quadro interativo. Gostamos muito e estamos prontos para repetir. Agradecidos, Professora Paula.


terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Se eu fosse uma gotinha de água...

Eu era uma gotinha de água chamada Íris. Eu estava numa nuvem que estava preparada para chover e passado pouco tempo começou a chover e eu perdi-me das minhas amigas e fui parar num mar muito agitado, para longe.
Algum tempo depois o mar acalmou. E, encontrei um peixe que disse:
-Olá! Como te chamas?
-Eu sou a Íris e tu? - respondi eu.
-Eu sou o Mico. Estás perdida? - perguntou.
-Eu caí de uma nuvem e perdi as minhas amigas. - disse eu.
-Desculpa, mas não te posso ajudar, tenho mesmo de ir . - disse ele.
Eu disse-lhe adeus.
Depois apareceu o Sol e comecei a ir em direção a uma nuvem e encontrei as minhas amigas. E a minha vida foi sempre assim: chovia e eu caía para a terra, depois voltava para o céu e assim sucessivamente.
Diana Roque

Se eu fosse uma gotinha de água...

-Olá, eu chamo-me Gotita. Estou a viver no rio e tenho muitos amigos; brincam todos comigo!
Um dia caí dentro de um remoinho, fui parar a um sítio escuro e perguntei a mim mesma:
-Onde é que eu estou?
Mas ninguém me respondeu. No dia seguinte fui levada pela água e caí de uma torneira e enchi-me de espuma.
Gostei. Mas ao fim de pouco tempo caí para o esgoto.
E depois perguntei a mim mesma:
-Onde é que eu estou? Onde é que eu estou? Mas ninguém me respondeu.
Um dia escorreguei do esgoto e fui parar sã e salva, outra vez, ao rio.
Marta Trindade

domingo, 8 de janeiro de 2012

Recebemos visitas

Em dia de festa, como é o dia de Reis, recebemos uma turma de meninos do Jardim de Infância que nos veio cantar as "Janeiras". Foi muito agradável.

Dia de Reis

Iniciamos as aulas e logo na primeira semana tivemos uma comemoração - Dia de Reis. Temos feito esta comemoração todos os anos, mas desta vez a professora trouxe-nos uma história: "Quando Martinho teve vontade de fazer xixi na noite de Reis". Divertimo-nos muito com a história e depois estivemos a explorá-la em trabalho de grupo. Cada grupo elaborava tarefas diferentes e no final apresentamos o nosso trabalho à restante turma. É um tipo de trabalho que realizamos com alguma frequência. Também pintámos e recortámos uma coroa e escrevemos sobre ela. Para finalizar o dia, como a história que ouvimos se passava em Espanha, da qual estudámos as tradições, experimentamos o sabor de um dos seus bolos, o "Roscon" do qual ficámos fãs. É delicioso.