quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Conhecemos Portalegre!

A Joana, com a ajuda dos familiares, escreveu:

Eu fiz uma visita a Portalegre e agora vou falar das coisas que eu fui ver: visitei o Castelo de Portalegre, gostei da varanda, das salas grandes e vi o poço; vi as estátuas, a estátua de D. João III, a homenagem aos bombeiros de Portalegre, a fonte dos Amores e outras fontes. Portalegre tem outros monumentos, como igrejas, palácios, casas antigas, fábricas e as muralhas.

Já a Catarina focou outras perspectivas:
A cidade de Portalegre tem bairros, escolas, bibliotecas, um hospital, piscinas municipais, etc. Existem espaços verdes onde posso brincar e divertir-me.
Encontramos em Portalegre monumentos admiráveis que contam os nossos antepassados como por exemplo, o Palácio Amarelo e as muralhas do castelo. No Verão, em Portalegre, faz muito calor, por isso as pessoas optam por fazer umas belas férias.

A Raquel e a família entendem que:

Portalegre é uma cidade de Portugal que fica situada na região do Alto Alentejo.
É capital de distrito e sede de concelho.
Em Portalegre há uma rua principal chamada 5 de Outubro, a que as pessoas chamam rua Direita, onde está a maior parte das lojas; existem dois pequenos centros comerciais: "Fontedeira e Navio".
No Rossio há um grande Plátano que tem perto de seiscentos anos.
Na minha cidade existe: um hospital, vários centros de saúde, farmácias, várias escolas, um castelo, um museu e uma fábrica de tapeçarias, museu municipal e a antiga fábrica Robinson, cujas chaminés são um dos símbolos da cidade.
A cidade de Portalegre está rodeada pela serra de S. Mamede.
Eu tenho Portalegre no meu coração.

Na opinião da Beatriz Calixto e seus colaboradores:

Portalegre fica situada no centro do país, rodeada pelas encostas da serra de S. Mamede.
Tornou-se cidade quando o rei D. João III lhe deu o foral em 23 de Maio de 1550.
Tem vestígios de ruínas, antigas fábricas, habitações antigas, estátuas, castelo, mosteiros, fontes e igrejas, onde incluímos a Sé Catedral e o Castelo em ruínas.
Quanto aos costumes e tradições, Portalegre tem teatro, jogos tradicionais, tourada, folclore, grupos corais, gastronomia tradicional, festas e romarias, artesanato, lendas e clubes desportivos.
Dentro da gastronomia temos os doces concentuais, o cabrito assado, migas, entre outros.
Portalegre também tem festas, tais como: as Maias, a Festa dos Aventais, Festas da Cidade...
No artesanato temos as tapeçarias, trabalhos em cortiça e rendas.
Para concluir o meu texto, aprendi que a minha cidade, Portalegre, é muito rica em costumes e tradições.

Sem comentários:

Enviar um comentário