segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Continuamos o projecto da Alimentação

Enquanto uns meninos da nossa sala preparavam as frutas para fazer a espetada, nas nossas mesas fomos elaborando uns frutos apetitosos em papel. Ainda não estão prontos, mas parece-os que vão ficar bonitos. Proximamente mostraremos as nossa habilidades.














Espetada de Fruta

Hoje na nossa sala comemos fruta de uma forma muito apetitosa. A professora levou algumas frutas da época, do continente e outra dos nossos arquipélagos e, depois de as descascarmos e partirmos, fomos colocando os pedacinhos enfiados num pauzinho de espetadas. Depois de pronta, foi colocada num pratinho e levamo-la para a nossa mesa. Todos fizeram a sua espetada com as frutas que mais gostavam. Quando todos terminaram pudemos comê-las calmamente.
Estavam deliciosas!


















sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Apostamos nas receitas alentejanas

Migas

Num tacho de barro fritam-se, em lume brando, o toucinho às fatias e o choriço às rodelas, de modo a derreter o máximo de gordura. Retiram-se e, na mesma gordura, frita-se um dente de alho. Adiciona-se um pouco de água.
Entretanto, têm-se já as batatas cozidas e passadas por um passador.
Junta-se o puré ao pingo que está no tacho e mexe-se com colher de pau dando-lhe a forma de uma bola. Sacodem-se as migas, deitam-se numa travessa e servem-se com o toucinho e o chouriço fritos.

Bom Apetite
Teresa Trindade

Temos mais recolhas

Apreciem e confeccionem uma das receitas recolhidas para o nosso projecto:

Boleima de canela

. 1Kg de massa de pão
. 500g de açúcar
. 250g de banha
. 6 ovos
. raspa da casca de 1 limão
. 1 colher de chá de fermento
. canela
Amassam-se os ingredientes, à excepção da canela e quando a massa já estiver macia, espalha-se metade no fundo de um tabuleiro bem untado, cobre-se com canela abundantemente e cobre-se com a restante massa.
Polvilha-se de açúcar e vai a cozer ao forno.

Bom Apetite
Teresa Silva

As nossas recolhas

O desenvolvimento do nosso projecto da Alimentação já deu muitos frutos. Aqui vão alguns provérios:
Com melão, vinho bom.
Laranja, de manhã é ouro, à tarde prata e à noite mata.
Água fria e pão quente nunca fizeram bom ventre.
Diz-me o que comer, dir-te-ei quem és.
"One apple a day keeps te doctor away."- Uma maçã por dia, mantem longe o médico.
Contra a fome não há ruim pão.
A fome é má conselheira.
O tomate é meio cozinheiro.
Pela boca morre o peixe.
Quem não come por ter comido não tem doença de perigo.
Pão e figos, merenda de amigos.
Joana, Diana, Beatriz P, Raquel, Marta, Beatriz C, Diogo,...

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Dia da Alimentação

Iniciámos o nosso projecto da Semana da Alimentação com a audição da história: "A Sopa Verde". É um assunto sempre importante e em que nunca é demais falar.
Este porquinho, personagem principal da história, não queria convencer-se a comer sopa de legumes e hortaliça, mas depois de muitas experiências, chegou à conclusão que esta era a melhor de todas.





















A biblioteca da escola

Hoje desenvolvemos uma actividade na biblioteca com a professora bibliotecária, a professora Conceição Garcia.
Contou-nos a história do Capuchinho Vermelho, com uma projecção escrita e colorida. Esta história era a mais conhecida. Mas depois, estivemos a compará-la com outra versão que foi transmitida oralmente pelo computador, também projectada, mas que terminava de outro modo. Tinha outro fim. Foi engraçado, mas nós descobrimos as diferenças e até falamos de outras que já ouvimos noutros locais. Por fim elaboramos um registo. Estivemos muito atentos e gostamos muito de ir à biblioteca.

A Nossa Terra

Estivemos envolvidos em trabalhos para conhecermos melhor a nossa terra. Aprendemos muitas coisas e esmeramo-nos para fazer transparecer a nossa aprendizagem. Vejam alguns dos exemplares das nossas representações.




Inicío do novo ano lectivo.

Há já algum tempo que se iniciou o novo ano, mas as tarefas relativas a esta época são tantas que ainda não tinha havido tempo para as registar aqui.
Desenvolvemos já várias actividades, mas, como no ano anterior, vamos querer deixar neste espaço, aquilo que para nós teve mais importância.
Continuamos a trabalhar juntos, a mesma professora e os mesmos alunos, à excepção do João Alves, que foi transferido de escola.
Continuamos a caracterizar-nos por sermos mexidos, activos, faladores (às vezes até de mais), mas gostamos de aprender.
Vamos começar a dar-vos notícias dos nossos trabalhos.
Até já.